O processo é muito simples. Para gerar uma declaração, basta entrar no sistema (com seu id e senha) e escolher a declaração que quer e fazer download para imprimir. Todo processo de assinatura foi substituído por uma autenticação eletrônica, o que evita a ida para a coordenação e gasto de tempo com carimbos e assinaturas.
Não. Provavelmente a sua situação acadêmica corresponde a uma das seguintes:
1. Reprovação em todas as disciplinas/atividades em que se inscreveu em 3 (três) períodos letivos, consecutivos ou não;
2. Não obtenção, decorrido o número de períodos previstos para a integralização curricular, de 50 % (cinqüenta por cento) da carga horária necessária para a integralização curricular;
3. Reprovação em uma mesma disciplina/atividade por 4 (quatro) vezes, consecutivas ou não.
Caso você atenda a alguma destas alternativas, segundo o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF (http://www.uff.br/sites/default/files/001-2015_regulamento_do_curso_de_graduacao_0.pdf), sua situação se encontra como “Insuficiência de Aproveitamento Escolar”, para efeito de Cancelamento de Matrícula.
Desta forma, não será possível a realização de inscrição em disciplinas online.
Você deve esperar pelo período de REMATRÍCULA para o período seguinte e então solicitar tal procedimento. Verifique o período de REMATRÍCULA no calendário escolar.
Caso você não esteja em uma destas situações, entre em contato com o suporte novamente com o seu histórico em anexo para que nós possamos avaliar o problema.
É o ato pelo qual o aluno se desvincula da Universidade. Ocorre nos seguintes casos:
1. Não integralização da carga horária necessária à conclusão do curso dentro do prazo máximo de permanência fixado no currículo;
2. Abandono de curso;
3. Não inscrição em disciplinas ou atividades no primeiro período letivo, imediatamente subseqüente ao seu ingresso na universidade;
4. Solicitação oficial, por iniciativa do próprio aluno;
5. Insuficiência de aproveitamento escolar;
6. Motivos disciplinares
O benefício da rematrícula só poderá ser concedido uma única vez e a nova matrícula só será efetivada no período letivo imediatamente posterior à data de concessão deste benefício.
A solicitação de Rematrícula é facultada ao ex-discente cuja matrícula foi cancelada, e assim registrada no sistema acadêmico, devendo ser apresentada junto à PROGRAD/DAE, que protocolizará e efetuará a análise técnica para a verificação da viabilidade de retorno. Em caso afirmativo, será feito o encaminhamento ao Colegiado do Curso para análise e parecer sobre o pedido.
COMO ABRO O PROCESSO?
Deve comparecer ao BLOCO E, 5º andar do Campus Gragoatá munido de cópia do RG e CPF e uma carta com a justificativa do pedido feita e assinada pelo interessado(a).
O trancamento de matrícula pode se dar por:
a) Solicitação do aluno
Realizado por ato explícito de sua vontade, requerido por meio de documento assinado ou através do formulário disponibilizado na aba “Formulários”.
b) De forma automática
O trancamento de forma automática é aquele realizado pelo sistema acadêmico quando o discente não efetiva sua inscrição em disciplinas
c) Em caráter especial
O trancamento em caráter especial pode ocorrer em casos excepcionais, concedido a critério do Colegiado do Curso, considerando a motivação do pedido feito pelo discente ou por seu representante.
IMPORTANTE
=> O discente pode permanecer com sua matrícula trancada por um período máximo de 4 (quatro) períodos letivos, consecutivos ou não.
=> O trancamento de matrícula não é permitido ao ingressante, independente da modalidade de ingresso.
=> O discente com matrícula trancada por sua solicitação pode retornar às atividades acadêmicas antes de decorrido o prazo original, mediante requerimento à Coordenação de Curso, dentro do prazo estabelecido pelo Calendário Escolar.
É o retorno às atividades escolares, concedido a portadores de diploma de Curso Superior, visando à obtenção de nova titulação ou habilitação. É realizado através de Concurso Público, regulamentado por edital específico e condicionado à existência de vagas.
Os editais e demais informações de reingresso são geridas pela COSEAC.
Caso o aluno não possa, por qualquer motivo, cursar uma ou outra disciplina/atividade para a qual tenha solicitado inscrição, poderá pedir cancelamento à Coordenação de Curso, por meio de formulário próprio (formulário está na Aba “Formulários”).
O cancelamento de disciplina deve ser feito estritamente em observância ao Calendário Acadêmico (época de Ajustes). Após esse período, não será possível cancelar disciplinas do plano de estudo.
O aluno que deixar de cursar uma disciplina/atividade sem efetuar o seu cancelamento, terá sua reprovação e frequência registradas em seu histórico escolar, bem como todos os efeitos decorrentes.
Para obter o histórico escolar, acesse o idUFF pelo endereço https://sistemas.uff.br/iduff/ com seus dados e solicite no link “Histórico Escolar” localizado à aba esquerda.
Não. Repetimos que todo processo de assinatura foi substituído por uma autenticação eletrônica, o que evita a ida para a coordenação e gasto de tempo com carimbos e assinaturas. A autenticidade dos documentos pode ser verificada no link https://app.uff.br/iduff/verificacao/index.uff ao digitar o número serial (que está no rodapé do documento), junto com o CPF do estudante.
O Art. 58 do RCG (Regulamento dos Cursos de Graduação) versa que “quando o número de candidatos à Inscrição em Disciplinas e Atividades for superior ao Módulo de Turma, serão adotados, conforme a ordem de prioridade a seguir:
1. Ter efetuado a inscrição online;
2. Ser o aluno pertencente ao turno desde que ofertado nos diversos turnos e/ou estar na periodização aconselhada;
3. Ser a disciplina/atividade obrigatória para o Curso;
4. Ser o aluno provável formando, ou vestibulando que esteja se inscrevendo em disciplinas/atividades do primeiro período de seu Curso;
5. Ter o aluno maior Coeficiente de Rendimento; e
6. Ter o aluno totalizado maior carga horária, considerada aquela cursada nesta Instituição.
Para solicitar a carteirinha de estudante é necessário o acesso ao site do idUFF https://sistemas.uff.br/saci/ com seus dados de acesso e solicitar a carteirinha