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Dúvidas frequentes


Como gerar uma declaração?


O processo é muito simples. Para gerar uma declaração, basta entrar no sistema (com seu id e senha) e escolher a declaração que quer e fazer download para imprimir. Todo processo de assinatura foi substituído por uma autenticação eletrônica, o que evita a ida para a coordenação e gasto de tempo com carimbos e assinaturas.



Minha situação está como “insuficiência de aproveitamento”, posso me inscrever normalmente?


Não. Provavelmente a sua situação acadêmica corresponde a uma das seguintes:

1.  Reprovação em todas as disciplinas/atividades em que se inscreveu em 3 (três) períodos letivos, consecutivos ou não;

2.  Não obtenção, decorrido o número de períodos previstos para a integralização curricular, de 50 % (cinqüenta por cento) da carga horária necessária para a integralização curricular;

3.  Reprovação em uma mesma disciplina/atividade por 4 (quatro) vezes, consecutivas ou não.

Caso você atenda a alguma destas alternativas, segundo o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF (http://www.uff.br/sites/default/files/001-2015_regulamento_do_curso_de_graduacao_0.pdf), sua situação se encontra como “Insuficiência de Aproveitamento Escolar”, para efeito de Cancelamento de Matrícula.

Desta forma, não será possível a realização de inscrição em disciplinas online.

Você deve esperar pelo período de REMATRÍCULA para o período seguinte e então solicitar tal procedimento. Verifique o período de REMATRÍCULA no calendário escolar.

Caso você não esteja em uma destas situações, entre em contato com o suporte novamente com o seu histórico em anexo para que nós possamos avaliar o problema.



O que é cancelamento de matrícula? E como ocorre?


É o ato pelo qual o aluno se desvincula da Universidade. Ocorre nos seguintes casos:

1.  Não integralização da carga horária necessária à conclusão do curso dentro do prazo máximo de permanência fixado no currículo;

2.  Abandono de curso;

3.  Não inscrição em disciplinas ou atividades no primeiro período letivo, imediatamente subseqüente ao seu ingresso na universidade;

4.  Solicitação oficial, por iniciativa do próprio aluno;

5.  Insuficiência de aproveitamento escolar;

6.  Motivos disciplinares



Como funciona a rematrícula?


O benefício da rematrícula só poderá ser concedido uma única vez e a nova matrícula só será efetivada no período letivo imediatamente posterior à data de concessão deste benefício.

A solicitação de Rematrícula é facultada ao ex-discente cuja matrícula foi cancelada, e assim registrada no sistema acadêmico, devendo ser apresentada junto à PROGRAD/DAE, que protocolizará e efetuará a análise técnica para a verificação da viabilidade de retorno. Em caso afirmativo, será feito o encaminhamento ao Colegiado do Curso para análise e parecer sobre o pedido.


COMO ABRO O PROCESSO?

Deve comparecer ao BLOCO E, 5º andar do Campus Gragoatá munido de cópia do RG e CPF e uma carta com a justificativa do pedido feita e assinada pelo interessado(a).



Como funciona o trancamento de matrícula?


O trancamento de matrícula pode se dar por:

a)  Solicitação do aluno

Realizado por ato explícito de sua vontade, requerido por meio de documento assinado ou através do formulário disponibilizado na aba “Formulários”.

b)  De forma automática

O trancamento de forma automática é aquele realizado pelo sistema acadêmico quando o discente não efetiva sua inscrição em disciplinas

c) Em caráter especial

O trancamento em caráter especial pode ocorrer em casos excepcionais, concedido a critério do Colegiado do Curso, considerando a motivação do pedido feito pelo discente ou por seu representante.


IMPORTANTE

=> O discente pode permanecer com sua matrícula trancada por um período máximo de 4 (quatro) períodos letivos, consecutivos ou não.

=> O trancamento de matrícula não é permitido ao ingressante, independente da modalidade de ingresso.

=> O discente com matrícula trancada por sua solicitação pode retornar às atividades acadêmicas antes de decorrido o prazo original, mediante requerimento à Coordenação de Curso, dentro do prazo estabelecido pelo Calendário Escolar.



Como funciona o reingresso?


É o retorno às atividades escolares, concedido a portadores de diploma de Curso Superior, visando à obtenção de nova titulação ou habilitação. É realizado através de Concurso Público, regulamentado por edital específico e condicionado à existência de vagas.

Os editais e demais informações de reingresso são geridas pela COSEAC.



Como e quando posso cancelar uma disciplina do meu plano de estudo?


Caso o aluno não possa, por qualquer motivo, cursar uma ou outra disciplina/atividade para a qual tenha solicitado inscrição, poderá pedir cancelamento à Coordenação de Curso, por meio de formulário próprio (formulário está na Aba “Formulários”).

O cancelamento de disciplina deve ser feito estritamente em observância ao Calendário Acadêmico (época de Ajustes). Após esse período, não será possível cancelar disciplinas do plano de estudo.

O aluno que deixar de cursar uma disciplina/atividade sem efetuar o seu cancelamento, terá sua reprovação e frequência registradas em seu histórico escolar, bem como todos os efeitos decorrentes.



Como consigo acessar/baixar o meu histórico?


Para obter o histórico escolar, acesse o idUFF pelo endereço https://sistemas.uff.br/iduff/ com seus dados e solicite no link “Histórico Escolar” localizado à aba esquerda.



Meu histórico e declaração tirados do site precisam de assinatura?


Não. Repetimos que todo processo de assinatura foi substituído por uma autenticação eletrônica, o que evita a ida para a coordenação e gasto de tempo com carimbos e assinaturas. A autenticidade dos documentos pode ser verificada no link https://app.uff.br/iduff/verificacao/index.uff ao digitar o número serial (que está no rodapé do documento), junto com o CPF do estudante.



Qual o critério para disputa de vagas na inscrição de disciplina?


O Art. 58 do RCG (Regulamento dos Cursos de Graduação) versa que “quando o número de candidatos à Inscrição em Disciplinas e Atividades for superior ao Módulo de Turma, serão adotados, conforme a ordem de prioridade a seguir:

1.  Ter efetuado a inscrição online;

2.  Ser o aluno pertencente ao turno desde que ofertado nos diversos turnos e/ou estar na periodização aconselhada;

3.  Ser a disciplina/atividade obrigatória para o Curso;

4.  Ser o aluno provável formando, ou vestibulando que esteja se inscrevendo em disciplinas/atividades do primeiro período de seu Curso;

5.  Ter o aluno maior Coeficiente de Rendimento; e

6.  Ter o aluno totalizado maior carga horária, considerada aquela cursada nesta Instituição.



Como faço para ter acesso à minha carteirinha?


Para solicitar a carteirinha de estudante é necessário o acesso ao site do idUFF  https://sistemas.uff.br/saci/ com seus dados de acesso e solicitar a carteirinha

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