Procult UFF

Estrutura Curricular


Sem perder de vista a formação técnica, o curso oferece um consistente aparato teórico-reflexivo. O currículo foi construído de modo a fornecer uma perspectiva interdisciplinar da cultura e da arte, oferecendo conhecimentos básicos dos vários meios de expressão artísticos com os quais o produtor cultural irá lidar, além de instrumentaliza-lo em planejamento e administração cultural.

A estrutura do curso contempla três linhas:

=> Teorias da arte e da cultura: as disciplinas que compõem este bloco irão fornecer o embasamento teórico para uma sólida formação humanística, propiciando ao aluno condições de desenvolver uma reflexão critica acerca da produção cultural.

=> Fundamentos dos meios de expressão: visa fornecer ao aluno conhecimentos técnicos e artísticos sobre os diversos meios de expressão nas áreas de teatro, dança, literatura, música, artes plásticas e artes audiovisuais

=> Planejamento cultural: tem como objetivo instrumentalizar o aluno para a realização de atividades que envolvam pesquisa, planejamento e gestão cultural, assumindo uma postura crítica frente à diversidade da produção simbólica e das manifestações artístico-culturais em grupos sociais diversos


Clique aqui para visualizar o Fluxograma



Disciplinas


1º SEMESTRE

GAT00134 – Fundamentos da Literatura – 60h

História da Literatura. Estilos e gêneros literários. Movimentos literários. Poéticas Literárias. Escrita e Oralidade. Literatura e intersemioticidade. A fonte literária e os diversos meios de expressão.

GAT00227 – Práticas Experimentais em Produção Cultural – 60h

Desenvolvimento de atividades com a participação de docentes e discentes e profissionais qualificados em temáticas afins às áreas artísticas e culturais.

GAT00146 – Teoria da Arte – 60h

Origens da experiência estética. Arte e techné. Arte e ofício. Arte e ideia. Arte e conhecimento. Arte e técnica.

GAT00226 – Estudos em Produção Cultural – 60h

Contexto da produção cultural no país. Conceitos e categorias em produção cultural. Sistema de produção cultural. Circuitos culturais. Esferas e âmbitos do planejamento cultural: evento cultural, ação cultural, programa de ações culturais, política cultural.

GAT00202 – Teorias da Cultura I – 60h

A cultura como conceito antropológico. A relativização dos determinismos biológico e geográfico: tradição e mudança. Reprodução e manutenção dos sistemas culturais. Cultura material e aspectos imateriais da produção cultural. Cultura, meio ambiente e etnodesenvolvimento.

STA00128 – Introdução à Administração – 60h

Evolução do conceito de Administração. Empresa. Funções da empresa. Atividades de administração da empresa. Funções essenciais do administrador. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. Atividades técnicas auxiliares de administração. Evolução do pensamento administrativo. Administração e desenvolvimento.


2º SEMESTRE

GAT00198 – Fundamentos da Música – 60h

História da música: música renascentista, barroca, romântica, moderna e contemporânea. Estilos e gêneros musicais. Elementos estruturais da linguagem musical.

GAT00199 – Fundamentos das Artes Plásticas – 60h

História da arte: o Renascimento, o Maneirismo e o Barroco, o advento da arte moderna, movimentos artísticos do século XIX, as vanguardas históricas, a arte contemporânea. Elementos estruturais da linguagem plástica.

GAT00189 – Legislações de Incentivo à Cultura e Direitos Autorais – 60h

Viabilização de projetos culturais. Captação e administração de recursos. O patrocinador. Produção executiva. Montagem e organização de equipe. Estudos de leis de financiamento cultural. Estudo dos Direitos Autorais.

GAT00229 – Arte e Cultura Contemporânea no Brasil – 60h

Campo histórico da arte no Brasil. Categorias estéticas da arte no Brasil, estilos, tendências, movimentos. Teorias da cultura e da arte brasileira.

GHT00298 – Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira – 60h

O movimento de 30: o “redescobrimento” do Brasil. O Estado Novo: O autoritarismo e o nacionalismo. O desenvolvimento: a institucionalização do nacionalismo, o nacional-popular e o reformismo. O autoritarismo: a intensificação do capitalismo e a diversificação da crítica: os movimentos populares e as manifestações culturais.

GAT00230 – História do Patrimônio Cultural – geral e Brasil – 60h

O conceito de patrimônio cultural. Políticas da memória. Perspectivas históricas da política patrimonial brasileira. Os intelectuais e a organização da cultura. O patrimônio material e imaterial. Movimentos sociais e patrimônio cultural.


3º SEMESTRE

GAT00197 – Fundamentos da Dança – 60h

História da dança, do rito ao espetáculo, a dança de corte, a dança clássica, a romântica, a moderna, a contemporânea e mito. Poéticas expressivas do corpo. Elementos estruturais da dança.

GAT00200 – Fundamentos do Teatro – 60h

História do teatro. Estilos e gêneros teatrais. Modalidades do espaço cênico. Elementos estruturais da linguagem teatral. Teatro e intersemioticidade.

GAT00203 – Métodos de Pesquisa em Cultura – 60h

Ciência, verdade e conhecimento versus doxa e senso comum. Construção do objeto e formulação de hipóteses Gênese das questões e estratégias de demonstração. A observação participante e a pesquisa-de-campo. Estratégias de coleta de dados. Elaboração de projetos de pesquisa.

GAT00204 – Projeto Cultural I – 60h

Projetos de eventos culturais. Inserção do evento em circuitos culturais. Projeto e demandas culturais Metodologia e conceito para desenvolvimento de eventos culturais. Concepção e operacionalização de eventos culturais.

GAT00186 – Gestão de Espaços Culturais – 60h

Gerência de instituição cultural (pública e privada). Pesquisas de Centros Culturais: identidades e funções. Relação espaço cultural e comunidade. Seleção e coordenação de equipe.


4º SEMESTRE

GAT00144 – Fundamentos das Artes Audiovisuais – 60h

História do cinema. Experiência e movimentos cinematográficos. Gêneros cinematográficos O cinema no Brasil. Elementos estruturais da linguagem cinematográfica. Cinema e Intersemioticidade. A imagem fílmica. eletrônica e digital.

GAT00205 – Projeto Cultural II – 60h

Ação cultural voltada à concepção conceitual e programática de espaços culturais. Programas de demandas culturais. Significados e funções dos espaços culturais. Inserção local e global. Metodologia e conceito para desenvolvimento de espaços culturais. Modelos de sustentabilidade.

GAT00138 – Políticas Culturais – 60h

Modelos de políticas culturais. História das políticas culturais no Brasil. O Estado e a Cultura. Política cultural como política pública.

GAT00140 – Marketing Cultural – 60h

O mercado do produtor cultural. Marketing: conceituação. Especificidades do marketing cultural. Mercado simbólico e imagem empresarial. Marketing institucional e marketing privado. Estratégias de marketing. Projeto cultural e mídia.

GAT00228 – Seminários temáticos em Produção Cultural – 60h

Palestras, relatos e debates de pesquisas e projetos na área de produção cultural, realizados por professores pertencentes ao curso e a outras instituições, como também por artistas e produtores culturais atuantes no mercado.


5º SEMESTRE

GAT00208 – Projeto Cultural III – 60h

Programa de ações culturais voltado para o incremento das manifestações artísticas e culturais de grupos sociais. Mapeamento cultural. Criação de circuito cultural comunitário. Metodologia e conceito para o programa de ações culturais. Modelos de sustentabilidade.

GAT00209 – Processos de Gestão Cultural – 60h

Cultura. Economia e Urbanismo. Gestão cultural e gestão urbana. Modelos e práticas de gestão cultural. Gestão cultural pública, privada e comunitária. Inter-relações dos atores e agentes Sociais na consolidação da gestão cultural.

GAT00207 – Ética e Estética I – 60h

Ethos e Aesthesis como dimensões originárias do homem. O ético como situamento do homem (morada) e o estético como expressão do mundo. Possibilidades de expressivo do ético no estético e implicações dessa relação no conteúdo das artes: o “eu” e o”nós” artísticos, a arte individual, arte pela arte, arte engajada, arte-propaganda.

GAT00185 – Economia da Cultura – 60h

Introdução ao pensamento econômico. Cultura e desenvolvimento. As características dos produtos e serviços culturais. Indústrias culturais e cadeias produtivas da cultura: sistemas de produção e circulação de bens culturais. O consumo cultural como atividade econômica e social. Conta satélite da cultura e o impacto da cultura na riqueza das nações. Micro e macroeconomia da cultura. A economia criativa.


6º SEMESTRE

GAT00210 – Projeto Cultural IV – 60h

Política Cultural Integrada voltada à diversidade de atores e grupos sociais de localidades. municípios ou regiões. Planejamento cultural com desenvolvimento de políticas setoriais. Mapeamento e diagnóstico cultural. Metodologia e conceito para o planejamento cultural ampliado. Elaboração de programas e diretrizes para a gestão cultural Cidadania e sustentabilidade.

GAT00190 – Métodos de Pesquisa e Planejamento Cultural – 60h

O produtor e a pesquisa pragmática: pesquisa de consumo em cultura; métodos de análise de consumo cultural; análise e formação de público consumidor; métodos de análise de impacto dos fazeres culturais. Planejamento multicultural. A práxis da pesquisa científica: tipos de pesquisa e elaboração de projeto de pesquisa em Produção Cultural.


7º SEMESTRE

GAT00211 – Trabalho Final I – 165h

Desenvolvimento da prática e da reflexão da produção cultural como síntese da formação do aluno, a partir do intercruzamento dos conceitos estabelecidos no curso. Definição do objeto de estudo e sua problemática. Estabelecimento de conceitos e metodologias norteadoras para o desenvolvimento do trabalho final.


8º SEMESTRE

GAT00212 – Trabalho Final II – 225h

Aprofundamento da prática e da reflexão da produção cultural como síntese da formação do aluno, a partir do intercruzamento dos conceitos estabelecidos no curso. Desenvolvimento de monografia e produtos relacionados ao trabalho final.


OBS.:

a) Além das 2070 horas em disciplinas obrigatórias, integram o currículo também:

60h em disciplina(s) eletiva(s), 420h em disciplinas optativas e 105h em AC – Atividades Complementares

CARGA HORÁRIA TOTAL = 2.655h


b) As letras da codificação das disciplinas indicam o Departamento de origem, a saber:

=> GAT – Depto. de Arte

=> GHT – Depto. de História

=> STA – Depto. de Administração


Clique aqui para visualizar o PDF com as disciplinas



Atividades complementares

O aluno deve realizar 105h, podendo ser divididas em 5 categorias:

=> Atividades de ensino (até 105h): participação em palestras, congressos, monitorias, entre outras

=> Atividades de pesquisa (até 105h): participação em pesquisa sob tutoria de professor da UFF

=> Atividades de extensão (até 105h): cursos de extensão, participação em projetos de extensão

=> Atividades de estágio profissional (até 105h): atividade formalizada junto à Coordenação do curso, conforme legislação vigente

=> Outras atividades (até 40h)

Visitas técnicas/intercâmbio artístico-cultural (20h)

Teatro, cinema, concertos, espetáculos, etc. (3h por evento)

Cursos livres (dança, teatro, música, etc) (20h)

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content